Brigas por dinheiro – O problema dos casais incompatíveis financeiramente

Brigas por dinheiro – O problema dos casais incompatíveis financeiramente
15 set 2016

Entre os principais pilares de qualquer relação temos, inevitavelmente, as finanças. Em um mundo com contas a pagar e desequilíbrios financeiros, estes são grandes problemas e podem se tornar motivos de conflitos entre os casais. É por isso que os casais precisam avaliar sua compatibilidade financeira, o que pode evitar muitos conflitos.

É importantíssimo ressaltar que compatibilidade financeira não tem nenhuma ligação com o volume de ganhos, posses ou rendimentos de cada um, e sim a forma com que cada um lida com o dinheiro. Para isso listaremos os 5 perfis financeiros, segundo o autor Gustavo Cerbasi:

1 – Poupadores

Têm como objetivo guardar dinheiro. Seu padrão de vida, seus gastos e lazer são restritos.

2 – Gastadores

Querem aproveitar o hoje e não se preocupam em contrair débitos quando o assunto é aproveitar a vida. Geralmente são mais inseguros quanto ao futuro.

3 – Descontrolados

Não tem a menor ideia do quanto ganham e do quanto gastam. Por puro descontrole, acabam pagando juros desnecessários. Muitas vezes possuem em uma conta dinheiro suficiente para cobrir os débitos de outra, e não sabem.

4 – Desligados

Geralmente vivem com as contas no azul, mas não sabem exatamente o quanto ganham e o quanto gastam. Têm como objetivo poupar dinheiro, mas o desconhecimento financeiro acaba prejudicando.

5 – Financistas

São os mais controlados financeiramente, e muitas vezes acabam vistos como chatos pelos amigos e familiares. Com o objetivo de poupar, não tomam uma decisão sem estudo e planejamento, possuem extratos ou planilhas detalhadas e a organização faz com que cada centavo seja contabilizado.

As brigas por dinheiro entre casais

Em um relacionamento, a maioria das brigas por dinheiro ocorre por incompatibilidade financeira, isto é, quando cada um pertence a um dos perfis financeiros acima, diferente do outro. É bastante provável que um marido financista sinta-se extremamente incomodado com a esposa descontrolada, assim como uma esposa poupadora não gostará nada de ver o marido desligado pagando juros desnecessários, desperdiçando dinheiro que poderia ser poupado. Estudos já comprovaram que dívidas são muito temidas, trazem problemas de saúde e depressão, por esse motivo não queremos que os gastos do outro possam acumular dívidas a serem honradas por ambos.

O problema surge principalmente após o casamento, quando as finanças do casal se unem, e a situação financeira de um passa a afetar diretamente ao outro. No namoro, muitos casais podem considerar bastante invasiva a ideia de saber o quanto o outro ganha, o quanto gasta ou o valor disponível em sua poupança. Muitas vezes essa informação é compartilhada por alto, sem muitos detalhes.

No entanto, ainda noivos ou mesmo quando namorados, é importante conhecer os hábitos financeiros do outro, descobrindo se estão de acordo com os seus, já que qualquer desarranjo poderá implicar em conflitos no futuro.

O que fazer para evitar brigas entre casais por incompatibilidade financeira?

O casal precisa dialogar e se ajudar, entendendo que brigas acaloradas dificilmente contribuem para um desfecho saudável, pelo contrário, apenas criam mais resistência.

Problemas com os desligados

Se o problema está no fato de o outro não ter controle do quanto ganha e o quanto gasta, ajude-o a fazer tal controle. Monte uma planilha de gastos, acompanhe os extratos do banco. Se realmente é muito difícil para o outro manter o controle rigoroso de suas finanças, sugira que utilize de ferramentas tecnológicas como o aplicativo GuiaBolso, que automaticamente cria gráficos com os gastos de seu cartão de crédito ou débito, permitindo saber quanto dinheiro foi gasto com lazer, saúde, alimentação, moradia, saques, entre outros, tudo de maneira automática. Este é um grande passo para o início de um controle eficaz.

Problemas com os gastadores

Se o problema está no fato de o outro gastar dinheiro de maneira imprudente, é importante entender que este é um impulso difícil de ser controlado, e que o embate constante é prejudicial, já que pode criar ainda mais resistência. Com calma, procure conscientizá-lo de que algumas despesas precisam ser honradas, e que é preciso destinar dinheiro a elas. Ajude-o a estipular o quanto pode gastar por mês com compras e lazer, e, principalmente, a planejar gastos para que o impulso não crie despesas desnecessárias.

Problemas com poupadores e financistas

O problema também pode ocorrer quando o desejo de poupar se torna excessivo, e a privação do padrão de vida e do lazer se transforma em desconforto. Mais uma vez o diálogo é o melhor caminho. Explique o quanto determinado gasto é importante para você ou até mesmo para o casal, e sugira que, juntos, façam um planejamento de tal gasto, para descobrir de onde tirar dinheiro sem prejudicar os investimentos. Busque formas de adquirir o que desejam pelo menor preço possível, agradando a ambos. Vale ainda estipular um valor a ser destinado para determinadas compras.

A ajuda de um profissional, como o terapeuta de casais

Quando os hábitos financeiros estão bastante enraizados, pode ser que o diálogo não seja suficiente para que o casal chegue a um denominador comum. Nesses casos, é importante não ter vergonha de utilizar da ajuda de um profissional. O terapeuta de casais é o profissional ideal para trazer uma visão externa e imparcial, já que, envolvidos em seus conflitos, os casais tendem a utilizar sempre dos mesmos argumentos, das mesmas estratégias, e o problema tende a não evoluir. A terapia contribui para que o casal recupere a tão desejada harmonia da relação.

Veja 7 perguntas respondidas sobre a Terapia de Casal.

Ana Carolina Morici é psicoterapeuta, atua em terapia de casal, família e individual. Mestre em Psicologia pela Puc Minas, ministra aulas nos cursos de pós-graduação da PUC Minas. É professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *