Os primeiros minutos da briga entre o casal determinam seu desfecho

Os primeiros minutos da briga entre o casal determinam seu desfecho
05 out 2016

Pesquisadores da Universidade de Washington filmaram 124 casais recém-casados com o objetivo de estudar a comunicação entre eles. O estudo concluiu que os 3 primeiros minutos de uma discussão entre casais são decisivos para saber se o desfecho será positivo ou negativo.

Desfecho positivo

Quando a conversa começa de maneira calma, onde um expressa suas opiniões de maneira serena e o outro se mostra disposto a ouvir, são grandes as chances de a discussão terminar de maneira positiva, sendo grandes também as chances de o problema discutido ser resolvido.

Desfecho negativo

Começar a conversa com tom de voz alterado ou xingamentos, reduzem drasticamente as possibilidades de o problema se resolver de maneira harmônica. Quando a conversa se inicia com frases do tipo “você nunca faz o que eu quero”, “eu já estou cansado(a) disso”, a tendência é que o outro receba mal a crítica e parta para o revide.

A reação do parceiro ao início da discussão também é um fator decisivo nos 3 minutos iniciais. Quando demonstra desinteresse, vira os olhos, cruza os braços ou as pernas, faz cara de irritação, está contribuindo para deixar o outro ainda mais irritado e elevar o tom de suas críticas.

Começando dessa forma, existem grandes possibilidades de a conversa fugir do escopo inicial, estendendo uma briga que não contribui em nada para a resolução do conflito que é (ou deveria ser) o objetivo de toda discussão.

Como os pronomes interferem no relacionamento

Uma discussão não deve se tornar uma disputa, nem uma troca desenfreada de acusações. Os pesquisadores concluíram que casais que usam os pronomes “nós” e “nossos” em suas conversas tendiam a obter mais êxito que casais com o vocabulário marcado pelos pronomes “meu”, “seu”, “eu”, “você”. Quando usado o pronome no plural, cria-se a sensação de que o problema ou divergência pertence aos dois, afeta aos dois e pode ser resolvido por ambos. Dessa forma o casal se torna mais disposto a se ajudar na resolução do conflito, diferente de quando o pronome é usado de maneira singular.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *