Qual o papel do terapeuta de casais?

Qual o papel do terapeuta de casais?
04 maio 2016

O terapeuta de casais é o profissional que auxilia casais a entender o que não está funcionando na relação. O terapeuta é alguém que detém conhecimento técnico sobre o assunto, e que traz consequentemente uma visão externa diferente, visão essa que, muitas vezes, é exatamente o que os casais precisam para entender a causa seus conflitos, já que, analisando a situação pelo lado de dentro, os casais podem não encontrar saída para os problemas do dia a dia.

O terapeuta de casais não tem soluções mágicas para os problemas vividos por seus pacientes. Pelo contrário, cabe a ele analisar e estudar cada caso, para que assim possa auxiliar os casais a criar estratégias para solucionar os conflitos e recuperar a harmonia do relacionamento.

Terapia de Casal em BH. Saiba mais.

É o casal quem soluciona os problemas

Mesmo com todo o auxílio prestado pelo terapeuta de casais, cabe aos casais a real solução de seus problemas. O terapeuta tornará as coisas mais claras, facilitará a comunicação entre os dois, que muitas vezes está comprometida. No entanto, o desejo de mudança parte do casal, são eles que vão, no dia a dia, trabalhar para recolocarem a relação nos eixos, se abrindo com o outro, entendendo os sentimentos do outro, cedendo onde for possível ceder, relevando onde for necessário relevar, evitando ações as quais não sabia que desagradavam ao outro, e o que mais for identificado como necessário.

Pode ser que o casal se separe após a terapia de casal?

O trabalho do terapeuta de casais visa fazer com que a relação encontre o melhor desfecho possível. Se existem maneiras de recuperar o que está comprometido, de fortalecer o que está enfraquecido, para que assim o casal volte a viver feliz juntos, esse será o objetivo da terapia de casal. Mas em alguns casos pode não existir maneiras de recuperar a saúde da relação, seja por mágoas, por uma enorme perda de confiança, ou por fatores que variam de casal para casal. É importante deixar claro que não é o terapeuta de casais quem determina o que deve ser feito, se o casal deve ficar junto ou separado. O terapeuta de casais estimula a reflexão do próprio casal, e serão eles os responsáveis por tomar a decisão mais inteligente, que de fato os deixem felizes.

O trabalho do terapeuta de casais é para todos os tipos de casal

A terapia de casal não é indicada apenas para os casados, e sim para todos os tipos de casais, sejam namorados, noivos, sejam casais heterossexuais ou homossexuais. Todos os casais estão suscetíveis a problemas, e todos eles podem contar com a ajuda de um terapeuta de casais para resolver conflitos e fortalecer a relação. Por que não?

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *