Brigas no relacionamento podem te deixar doente

Brigas no relacionamento podem te deixar doente
07 jun 2016

Que as brigas constantes em um relacionamento são um problema, a gente já sabe. Que as brigas causam o afastamento do casal, congestionam a mente e deixam a relação menos prazerosa, a gente também já sabe. Mas um estudo norte-americano revela outro fator desagradável sobre as brigas: elas podem deixar o casal doente.

Para chegar a essa constatação, pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 37 casais já casados. Eles retiraram amostras de sangue do casal e em seguida, usando um dispositivo a vácuo, provocaram bolhas de 8 milímetros nos antebraços dos pesquisados.

Na etapa seguinte cada casal era levado para uma sala, onde ficavam a sós conversando. Toda a conversa era monitorada por câmeras. Os pesquisadores queriam identificar os casais que se desentendiam mais, que se irritavam mais, e, para isso, analisavam as conversas e as expressões faciais dos pesquisados.

Passados doze dias os casais foram chamados de volta ao laboratório. Lembram das bolhas criadas pelo dispositivo a vácuo? Pois bem, os casais que foram identificados como mais briguentos registravam uma velocidade bem menor na cura das feridas, comparado aos casais de relação mais harmônica. Os pesquisadores entenderam que brigas frequentes afetam o sistema imunológico, criando uma porta de entrada para vírus e bactérias, que nos torna suscetível às mais diversas doenças.

A explicação científica.

Analisando os níveis de hormônio presentes no sangue dos casais pesquisados, os pesquisadores suspeitam que a relação briga x sistema imunológico seja causada pela ocitocina, que é um hormônio de proteção. Quando recebemos amor, carinho e afeto, o nível de ocitocina aumenta, e a proteção do corpo também. Quando o inverso ocorre, a ocitocina cai e o corpo fica mais vulnerável.

Outro vilão já conhecido é o cortisol, hormônio do estresse. Esse hormônio também aumenta quando o casal passa por constantes conflitos. Embora o cortisol possa surgir por outra série de fatores cotidianos, as brigas contribuem para que o estresse aumente, o que também causa doenças.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *