Terapia de casal pode salvar o casamento?

Terapia de casal pode salvar o casamento?
11 nov 2016

O casal tem brigado muito, o relacionamento anda frio, a comunicação escassa e distante, os momentos harmônicos são cada vez mais raros… Conflitos se repetem e muitas vezes o motivo de um conflito é o conflito anterior, em um círculo vicioso. Depois de muito navegar à deriva, surge o desejo de resgatar o casamento, e o casal se vê tentando recuperar a harmonia e a proximidade, mas encontram dificuldades. É nessa hora que muitos casais procuram por terapia de casal, mas perguntam a si mesmos: a terapia de casal pode salvar meu casamento?

Como funciona a terapia de casal?

Para saber se a terapia pode salvar o casamento, é preciso entender como funciona a terapia de casal. O terapeuta de casais é o profissional responsável por estimular os casais a exporem suas insatisfações, mágoas, desejos, enfim, seus sentimentos. O terapeuta visa mediar as conversas de modo que ambos possam se expressar e serem ouvidos, entender o outro e serem entendidos, sem que a conversa se transforme em uma nova briga, pois não é este o objetivo da terapia.

Após expostos os problemas, o passo seguinte da terapia de casal é a criação de estratégias que possam resolvê-los. O terapeuta ajudará o casal a criar estratégias, para que, aplicadas no dia-a-dia, contribuam para a melhoria da relação. O terapeuta não dita regras, não ordena o que deve ser feito, e sim, sugere caminhos que poderão ser percorridos pelo casal.

Quando é que a terapia de casal funciona?

A primeira reflexão que o casal deve fazer é sobre o real desejo de continuarem juntos. Existe amor e vontade de recuperar a relação? O casal acredita que permanecerem juntos é a melhor opção e que podem voltar a viver felizes? Caso a resposta seja positiva, a terapia pode ajudar a recuperar o casamento, caso haja disposição do casal em construir e aplicar estratégias no dia-a-dia. Algumas destas estratégias consistem em compreender o outro, ceder em determinados pontos, controlar determinados ímpetos prejudiciais, buscar novas formas de agir, dentre outros fatores.

Quando é que a terapia de casal não funciona?

A terapia de casal não funciona quando não há a plena disposição em trabalhar pela recuperação da relação. O casal precisa estar disposto a abandonar determinados comportamentos, já que agir como vem agindo não fará com que as coisas mudem, pelo princípio de que velhos comportamentos não produzirão novos resultados.

Como todo tratamento, é importante começar a terapia de casal o quanto antes.

Quanto mais o tempo passa, mais a situação entre o casal pode se agravar, aumentando o distanciamento, as mágoas e os conflitos. Nesses casos, o esforço para a recuperação da relação pode ser maior. Ao contrário do que pode-se pensar, a terapia de casal não é uma medida indicada apenas para situações extremas, quando não existem outras alternativas. A terapia pode sim ajudar o casal a manter a relação nos trilhos, e não apenas recolocá-la nos eixos após um desarranjo completo.

Quanto tempo dura a terapia de casal?

O tempo de duração da terapia varia, no geral dura entre 6 e 8 meses. O início se dá em sessões quinzenais (sendo raros os casos de sessões semanais) e passam para sessões mensais de acordo com o progresso do casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *