A terapia de casal faz com que o casal retome a relação de forma eficaz?

A terapia de casal faz com que o casal retome a relação de forma eficaz?
30 mar 2021

Casais procuram por terapia de casal em diferentes momentos da relação: desde quando começam a aparecer os primeiros conflitos, até quando o relacionamento já “está por um fio”.

Nas sessões, o(a) terapeuta serve como um(a) mediador(a) e procurará entender quais motivos – conscientes ou inconscientes – estão desencadeando os conflitos entre os parceiros, para buscar junto a eles as ferramentas para que possa ajudá-los a darem novos formatos à relação.

São alguns os fatores que contribuem para que a relação não esteja funcional. O mais comum é a falta de comunicação entre o casal, pois o exercício do diálogo pode não estar sendo usado a favor do casal. É importante a expressão de descontentamentos em relação a atitudes e costumes mútuos, porém isso deve ser dito em momentos de calmaria, e não no auge de uma discussão, para que se proponham novas formas de ação.

Outro fator importante é o reconhecimento dos erros e boicotes cometidos por cada um e, após essa tomada de consciência, partir para atitude, ou seja, a mudança de comportamentos.

A competição entre os cônjuges também pode ser algo que não esteja contribuindo para a tão sonhada harmonia da relação. Essa competição pode ser reconhecida nas discussões do casal, em que cada um quer ter a palavra final, ou seja, “ganhar a briga”.

Essas são algumas das causas mais comuns dos descontentamentos e desarranjos da relação do casal. Após iniciado o processo terapêutico, é comum que a relação seja recuperada e que os cônjuges consigam se munir de formas melhores de convivência, se respeitando e conseguindo agir de maneira melhor para o bom andamento da relação.

Porém, para que isto aconteça, é necessário que ambos estejam abertos a se escutarem e reconhecerem as necessidades de mudanças individuais, pois elas refletirão automaticamente no redirecionamento e melhora da relação. Enfim, não deixe o relacionamento chegar ao ponto de estagnação e esgotamento da relação. Ação é a solução.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *