Muitos detalhes cansam

Muitos detalhes cansam
11 out 2021

Na relação de um casal, deve-se evitar o desgaste de discussões por pequenas coisas. E nem todas as coisas exigem que se tenha que discuti-las, pois às vezes, questões que não são problemáticas acabam se tornando, exatamente pela forma que os parceiros lidam com elas.

A funcionalidade vai se esvaindo aos poucos pela cultura da discussão que ronda os relacionamentos. Há casais que acreditam que seja natural chamar a atenção do outro, alertando para algo que deveria ter sido feito de uma maneira e foi de outra. Assim, pequenos fatos cotidianos viram discussões cansativas e inúteis. Se por acaso você pede ao seu cônjuge para ele sempre colocar a chave do carro num determinado local, e quando vai pegá-la não está lá, você liga para ele e provavelmente dirá: porque você não colocou no lugar como eu disse? Esta frase pode ser trocada por: onde você colocou a chave do carro (num tom ameno)? Coloque sempre no mesmo lugar, para facilitar, ok?

Os diálogos se tornam mais eficazes a partir do momento em que os parceiros percebem que não é preciso educar o outro, e que a relação pode ser baseada mais em pedidos e sugestões do que em falas pedagógicas. É significativo ter em mente que no cotidiano, se forem discutir sobre todos os detalhes que aparecerem como por exemplo, a forma correta de lavar a louça, a maneira certa de colocar a roupa no varal e “como apertar a pasta de dente”, com o tempo tudo se tornará um problema.

Ninguém aguenta ser “educado” e chamado a atenção, o que torna a relação maçante e desgastada, tamanha são as exigências. Isto abala a conexão e o diálogo do casal, e em momentos que realmente precisarem conversar sobre algo sério, a energia terá se esgotado. E os assuntos que merecerem receber atenção, vão estar esquecidos pela grande concentração em coisas que foram discutidas sem necessidade.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *