Manias diferentes: como equilibrar a relação

Manias diferentes: como equilibrar a relação
20 jul 2025

No início do relacionamento, é comum que os hábitos e manias do outro despertem curiosidade ou até pareçam charmosos. Mas com o passar do tempo, quando a convivência se torna diária, essas pequenas diferenças podem ganhar outro peso. O que antes era detalhe, agora divide o espaço do casal e muitas vezes, testa a paciência dos dois.

Cada pessoa traz consigo um modo próprio de viver: um tem o costume de acordar cedo e abrir as janelas, enquanto o outro gosta de começar o dia devagar, em silêncio. Um prefere chegar em casa e tirar os sapatos na porta, o outro anda pela casa sem tirar os sapatos, e sem pensar muito nisso. Um precisa de música para se concentrar, o outro só consegue se concentrar no silêncio total.

São pequenos gestos, rotinas e manias, mas que juntos, formam o pano de fundo da convivência. Quando não há diálogo e respeito, essas diferenças podem virar motivo de críticas constantes, ou ainda pior, de tentativas de mudar o outro a todo custo. E é aí que começa a haver choque entre os parceiros.

É importante lembrar que ninguém vai se encaixar perfeitamente em todos os detalhes da vida do outro. Conviver é também aprender a ceder, ajustar e,acima de tudo, compreender. Nem tudo o que é diferente precisa ser corrigido. Algumas coisas precisam apenas ser aceitas ou combinadas de uma forma que os limites do outro não sejam ultrapassados.

Assim, é possível combinar momentos em que cada um poderá ouvir sua música alta ou ter o silêncio respeitado, de modo que as preferências de cada um não sejam vistas como implicância.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *