A comunicação assertiva: uma aliada na relação do casal

A comunicação assertiva: uma aliada na relação do casal
15 jun 2021

Comunicar-se de forma assertiva nada mais é do que falar o que precisa ser dito de forma clara, em busca de uma eficácia. Olhando assim, parece ser fácil, mas os casais tendem a ir pelo caminho mais conflituoso quando surge a necessidade de transmitir algo ao outro.

Neste momento, é comum comportamentos como o de atirar indiretas e esperar que o outro interprete o que você quis dizer, se irritando caso ele(a) não o faça. Por isso, se torna válido avaliar possíveis obstáculos que impeçam o casal de estabelecer uma comunicação assertiva.

Se você fala e o outro não te escuta, algo pode estar errado na sua forma de falar. Por exemplo, suponha que você tenha chegado em casa após um dia cansativo, e não está com vontade de cozinhar algo para o jantar. Existem duas opções: a primeira é pedir a ajuda de seu parceiro(a), e a segunda é bater as portas dos armários até que ele(a) venha até você.

A questão é que, quando seu cônjuge chegar à cozinha, você já vai estar se corroendo de raiva, sem ao menos ter falado com ele(a). Daí começam os gritos, e sua demanda que era receber ajuda para preparar o jantar, já não vai mais ser atendida, porque uma briga se instalou.

Por isso, a assertividade tem a ver com ser sincero(a) e expressar seus sentimentos de forma adequada a não machucar o outro.

A agressão faz com que o tom de voz se altere, e quando os dois gritam, ninguém se ouve. Nesse caso, é fundamental conseguir reconhecer que, quando os gritos começam, não é mais favorável continuar a discussão, sendo melhor deixá-la para outro momento – quando ambos estiverem mais calmos e conseguindo elaborar melhor seus sentimentos em palavras.

É de extrema importância para o relacionamento que o canal de comunicação entre o casal esteja sempre aberto, porque isso impede que os cônjuges precisem usar de outros meios (que dificilmente vão ser melhores que as palavras claras e objetivas) para expressar o que estão sentindo com relação ao outro

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *