A convivência com um parceiro depressivo

A convivência com um parceiro depressivo
03 out 2022

A depressão é um estado de humor incapacitante que está presente na vida de milhões de pessoas no mundo. O que fazer quando o depressivo é seu cônjuge? É fato que a situação pode ser ainda mais desafiadora, mas é possível conviver com ela.

É importante dizer que quando a depressão é um estado crônico, seu marido ou esposa não vai se levantar da cama um belo dia, abrir as cortinas e dizer “estou curado!”. O que dá para ser feito é amenizar os efeitos da depressão, seja para ele, e também para você. E o principal, procurar um tratamento adequado.

A recuperação de seu parceiro pode ser incentivada por você, mas nem sempre depende de seu esforço. Por mais que você o incentive a sair da cama, a reassumir a própria vida, isso não garante que ele vai melhorar. O importante é ajudá-lo a seguir o tratamento à risca, pois tem grandes chances de dar certo.

A depressão, além de tudo, tem altos e baixos, e é fundamental saber lidar com esta variação. Seu cônjuge pode passar algumas semanas ou meses se sentindo bem. Nesse tempo, é bom fazer coisas que ele goste e incentivá-lo a recuperar sua vida social. Isso pode servir de reforço para os momentos em que ele estiver se sentido para baixo. Ao notar uma recaída, é importante retomar o tratamento o mais rápido possível.

E não menos importante, lembre-se de cuidar de você. De estar rodeado por amigos e família, e não deixar de fazer o que gosta. A condição depressiva de seu companheiro não precisa condicionar a você também. O importante é não deixar de prestar-lhe assistência naquilo que você pode auxiliá-lo

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *