Casamento melhora no terceiro ano e complica no quinto, diz estudo

Casamento melhora no terceiro ano e complica no quinto, diz estudo
25 maio 2016

Por melhores que sejam os planos, e por melhor que seja a relação dos noivos, ninguém está imune a pequenas divergências no casamento. Por mais que o casal pense que já se conhece o bastante, o início do casamento pode trazer a tona hábitos de um que desagradam o outro. Como complicador, existe o excesso de expectativas que as pessoas depositam no matrimônio, fazendo parecer que a vida de casados não é o que pensaram. Além disso, inevitavelmente, o casal terá de alinhar uma série de situações, como a divisão das finanças e a divisão das obrigações domésticas, e esse período de alinhamento pode causar conflitos e divergências.

Mas, segundo os pesquisadores do escritório britânico de advocacia Slater & Gordon, no terceiro ano de casamento essa fase de alinhamentos e ajustes já passou. O estudo entrevistou 2 mil casais e mostrou que no terceiro ano de matrimônio os casados já adequaram seus hábitos (e aprenderam a lidar com as imperfeições do outro), já decidiram as melhores maneiras de dividirem as finanças e afazeres da casa, e mais: já houve tempo suficiente para testarem, re-testarem e descobrirem as melhores formas de viver a dois.

Por isso, no ano três os casais são mais felizes, e dizem ter uma vida mais harmônica.

A paz e harmonia é colocada em teste, geralmente, no quinto ano. É nesse período que vem os filhos. A responsabilidade dos pais aumenta, vem o esgotamento físico e mental, e geralmente o aumento das despesas geradas pelas crianças faz com que os pais se dediquem a mais horas de trabalho. Para os casais pesquisados, esse é o ano mais difícil até então. Porém, será preciso resistir por apenas dois anos, após esse período as coisas se estabilizam novamente e o relacionamento tem grandes chances de ser longo e feliz.

Em fases difíceis, o importante é estar sempre disposto a resolver os problemas. Colocar o orgulho ou o ego à frente do bem comum em nada contribui para que o casal supere a fase de estabilização. Isso pode gerar ainda mais conflitos e estender o período conturbado. Mágoas também podem ser criadas quando o orgulho está em primeiro plano. Períodos mais difíceis vão ocorrer naturalmente, e podem ser uma ótima maneira de o casal se tornar mais forte, vivendo anos melhores e mais harmônicos depois.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *