Como explicar para os filhos o divórcio dos pais

02 fev 2025
A separação dos pais é um dos momentos mais desafiadores que uma família pode enfrentar. Se até os adultos ficam confusos e um pouco perdidos diante dessa situação, quem dirá os filhos do casal, não é mesmo? É importante então abordar esse assunto com os filhos, para que o divórcio os impacte com menos danos possíveis.
Em primeiro lugar, é preciso escolher o momento certo. É fundamental que os pais estejam calmos e possam dar atenção à conversa e às possíveis dúvidas que os filhos possam manifestar. E quanto a isso, é importante serem honestos com eles, mas de uma forma que compreendam e que não se sintam divididos entre os pais. Quanto menores os filhos, mais será necessário adaptar a linguagem para falar da separação, enquanto filhos maiores podem conseguir se engajar em um diálogo mais complexo.
É necessário reforçar o amor que sentem por eles, e assegurar que estarão presentes em suas vidas, pois mesmo que não sejam mais um casal, ainda são seus pais. Para os pequenos, é interessante manter a rotina, pois assim eles sentirão menos a ausência do pai ou da mãe, e podem se beneficiar do contato com ambos, ainda que separadamente.
Buscar ajuda profissional, caso um dos filhos se mostre mais angustiado com o divórcio, poderá ajudá-lo a atravessar melhor essa fase, e auxiliará os pais a terem ferramentas para lhe oferecer.
É importante lembrar que a separação é um processo em constante evolução e que os filhos podem precisar de mais tempo para se adaptar. A paciência e a compreensão são essenciais nessa jornada.