Como fica o relacionamento com a chegada de um bebê?

Como fica o relacionamento com a chegada de um bebê?
30 jun 2022

Enquanto o relacionamento abriga apenas o casal, a liberdade ainda é extensa e ambos se conhecem como casal. Até que em determinado momento, se abre mais um lugar a ser ocupado – o filho chega – e os parceiros passam a formar uma tríade. A partir daí, ambos conhecem uma nova versão um do outro: a de pai e mãe.

Existe a ideia de que a parentalidade acontece de forma natural, no entanto ela precisa ser construída e receber “manutenção”, assim como a relação conjugal. É comum que o novo membro seja um divisor de águas, deixando muita coisa para trás. O que não pode ser deixado é o casal que já existia ali.

Pode ser muito significativo que os parceiros consigam perceber que eles ainda são o que eram antes de se tornarem pais, e que algumas coisas ainda precisam ser alimentadas, como o companheirismo, o afeto, o ato de elogiar, a atração pelo outro, para que a essência de ambos se mantenha.

Muitos cônjuges se queixam de como o relacionamento se deteriora, o sexo fica escasso, a esposa fica impaciente, enquanto o marido é menos participativo e descompromissado. Porém, uma das coisas que precisam ser ditas é que as circunstâncias são outras, de modo que as necessidades do outro também são. É normal que a libido da mulher demore um certo tempo para voltar ao “normal” após o parto (por questões hormnais), e a sobrecarga feminina é um dos fatores que acabam por atrasar este processo.

Além disso, socialmente falando, os homens costumam acreditar que tenham menos deveres do que as mães, e por isso é fundamental que eles se conscientizem e entrem na jornada de cuidados com o filho, juntamente com suas esposas.

Pode parecer difícil, e de fato é, mas o diálogo é um importante aliado. Com ele é possível escutar o que faz mais sentido para o outro, o que ele espera de você e de sua participação, a distribuição de tarefas, já que é uma situação nova para ambos.

Depois de tudo organizado, a dinâmica do casal entrará novamente em equilíbrio, havendo espaço para todos. Porém, não se esqueçam que agora vocês são três, mas é também muito importante nutrir os momentos de casal. Tirem uma noite pelo menos, se organizem para deixar o filho com alguém de sua confiança e façam um programa juntos, para zelar e manter viva a relação do casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *