Conheça palavrinhas que fazem a diferença nas discussões entre casais

Conheça palavrinhas que fazem a diferença nas discussões entre casais
03 out 2016

Discussões entre casais são inevitáveis, já que é impossível pensar e querer sempre o mesmo que o outro. As discussões são inclusive saudáveis, já que guardar para si algo que o desagrada pode ser bastante prejudicial a longo prazo. No entanto, é preciso ter cuidado para que as discussões não fujam do seu objetivo de resolver divergências, transformando-se em longas brigas. Para isso, algumas palavrinhas são essenciais.

Pesquisadores da Universidade de Washington acompanharam 124 casais recém-casados, e constataram que casais que utilizavam os pronomes “nós” e “nossos” tinham discussões mais saudáveis, harmônicas e leves comparados aos casais que despejavam nas discussões os pronomes “eu”, “meu”, “você”, “seu”.

A razão é simples, o casal estará muito mais disposto a se ajudar na resolução de um problema quando ouve “nós precisamos resolver isso”. O uso do pronome “nós” torna a fala bem mais leve, transmite a sensação de companheirismo, de que o problema pertence e pode ser resolvido pelos dois, juntos, o que os deixa mais receptivos.

Problemas no relacionamento? Veja como a terapia de casal pode ajudar você.

Diferente disso está a frase “você precisa resolver isso”, já que os pronomes singulares soam como sentença de culpa, cobrança, pressão, e reduzem as chances de que a discussão permaneça de maneira harmônica rumo a um desfecho proveitoso.

É possível substituir todas as frases para o uso de pronomes no plural, tirando o parceiro da posição de culpado. “Isso que você fez é errado” soará melhor se dito “atitudes assim não fazem bem pra nós”. Em ambos os casos a mensagem final é a mesma, mas a primeira frase colocará o outro na defensiva, fará com que, no instinto, busque uma acusação-resposta, elevará o tom da discussão e poderá transformar uma conversa harmônica em uma briga calorosa.

Além de usar sempre pronomes coletivos, é fundamental manter a calma e evitar alterar o tom de voz. Se perceberem que a discussão está fugindo do controle, deem uma pausa, continuem a conversa depois. Vale até deixar esse acordo de adiamento da discussão pré-estabelecido. Divergências são normais e devem ser discutidas, mas se a conversa esquenta, em nada irá contribuir para a resolução do problema, tampouco para a saúde da relação.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *