Entenda a importância de expressar emoções

Entenda a importância de expressar emoções
17 ago 2020

Reprimir as emoções é sinônimo “de ser forte”, principalmente para os homens. As emoções também são culturalmente classificadas de formas diferentes para os dois sexos. Sendo assim, emoções vistas como negativas para os homens englobam chorar, demonstrar carinho, etc, enquanto para as mulheres estariam as de expressar raiva e insatisfação, graças à cobrança de delicadeza, e à ideia distorcida de masculinidade se elas as expressarem.

Em um relacionamento à dois, é importante sempre tentarem se expressar de maneira clara. Comumente, um dos parceiros ou até mesmo os dois, cobram que o outro perceba os seus sentimentos de insatisfação, raiva ou tristeza. Por mais que muitas pessoas tenham a atenção e habilidade de fazer a leitura facial e de notar a mudança no comportamento do outro, pode ser que seu (sua) parceiro(a) não seja assim. O desgaste e a frustração que terão permanecendo distantes, trocando mínimas palavras entre si, pode ser revertido em um momento de dizer o que está incomodando, dando ao outro a possibilidade de entender suas questões.

Não expressar as emoções pode tornar a relação superficial, já que isso impede que o outro saiba o que mais lhe agrada ou desagrada. Essa comunicação é importante para que você e seu parceiro se tornem mais conectados e também para que cresçam juntos, emocionalmente falando.

A dificuldade de falar sobre emoções também pode vir atrelada ao medo de rejeição ou julgamentos. Nesse caso, é comum que um dos parceiros se sinta mais confortável em se expressar para uma terceira pessoa, ao invés de fazê-lo ao seu companheiro. Assim, é interessante pensar que a pessoa que está ao seu lado o valoriza, e que pode lhe compreender e auxiliá-lo a lidar com o que você está sentindo.

Comunicar os seus incômodos e emoções é fundamental, pois o seu parceiro “não tem bola de cristal” (muitas vezes as pessoas cobram que o outro os advinhe). Isto fará com que o relacionamento flua de forma mais tranquila, sem mágoas e ressentimentos. E as relações se tornarão mais prazerosas.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *