Estudos mostram como casais felizes dialogam

Estudos mostram como casais felizes dialogam
18 abr 2017

O site americano 9gag divulgou um infográfico com uma série de dados, resultantes de estudos e pesquisas, que apontam o diálogo como peça-chave em relacionamentos felizes e saudáveis. Um simples elogio ou a forma de reagir diante de uma boa notícia do outro causam importantes efeitos na satisfação com a relação.

5x mais interações positivas

Os casais que se diziam mais satisfeitos eram aqueles que tinham pelo menos 5 interações positivas para cada interação negativa. Do outro lado, casais que acabavam se divorciando tinham 0,8 interações positivas para cada interação positiva.

Conversavam mais

O estudo apontou que os casais mais felizes passavam até 5 horas semanais a mais que os outros conversando.

Mais amizade, mais sexo

70% dos casais disseram que seus altos níveis de amizade eram fatores determinantes para estarem felizes com o sexo, a paixão e o romance no casamento.

Ficar feliz com o sucesso do outro

Contar uma notícia boa para alguém e se deparar com uma expressão de indiferença pode ser bastante frustrante, além de reforçar a ideia de que o outro não se importa tanto. Estudos apontaram que parceiros que se mostravam entusiasmados diante do sucesso do outro contribuíam para o fortalecimento da relação. Além de se entusiasmar, perguntar detalhes a respeito, parabeniza-lo e comemorar juntos são fatores que contribuem para aumentar a felicidade da relação.

Jogo de cintura diante dos conflitos

Os conflitos no relacionamento são normais, desde que não passem do ponto e ocupem a maior parte dos momentos à dois. Ainda segundo os estudos, casais que lidavam bem com os conflitos eram aqueles que procuravam amenizar as tensões com bom-humor, demonstrando afeto e cedendo em alguns pontos.

Na contramão, os casais que relataram estarem infelizes com a relação eram aqueles que durante os conflitos faziam críticas, mostravam desprezo e impaciência, agiam na defensiva, xingavam ou ignoravam o parceiro.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *