“Eu falo para o seu bem”. Quando as críticas vêm disfarçadas de cuidado

“Eu falo para o seu bem”. Quando as críticas vêm disfarçadas de cuidado
20 jan 2025

Em um relacionamento de casal, com o passar do tempo, pode acontecer de algumas características pessoais começarem a ser vistas pelo outro, como algo que precisa ser melhorado.

Assim, diversos comentários, em sua maioria críticos, começam a surgir e acabam acompanhados de falas como “estou falando isso para o seu bem”. Mas, é preciso estar atento a algumas questões.

Nem sempre um comportamento ou o jeito de ser do outro necessita de alguma modificação, e o incômodo pode se tratar de algo pessoal seu, que é transferido para o parceiro. Um exemplo disso, é um casal em que um tem o costume de ser mais expressivo e falar e rir alto, enquanto o outro é mais tímido e prefere manter o tom de voz baixo, quando estão em público ou com amigos.

Sendo assim, na tentativa de se preservar, este parceiro diz “acho melhor você falar mais baixo, para não ser incômodo para as outras pessoas”, quando, na verdade, pode ser que os demais nem se atentaram ou se aborreceram quanto a isso.

Disfarçar as críticas como um ato de cuidado acaba fazendo com que o outro passe a se sentir inadequado, inferior ou até mesmo, insuficiente.
Procure sempre tentar perceber se as particularidades do companheiro realmente trazem algum ônus para ele, ou se se trata apenas de um desconforto seu. E neste caso, é preciso readequar a forma de enxergar o parceiro na relação, sem interferir na sua individualidade.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *