Existem crises que são comuns a todos os relacionamentos?

Existem crises que são comuns a todos os relacionamentos?
06 dez 2024

Muito se ouve falar sobre crises marcantes do casamento, como a “crise dos dois e sete anos”. Mas será mesmo que todos os casais que completarem este tempo de relação vão, necessariamente, passar por crises?

Para início de conversa, precisamos entender o que as pessoas chamam de crise. A crise é um período do relacionamento em que o casal discute constantemente, não consegue solucionar seus problemas e vivem momentos decisivos, como um quase término. Para além de definir este conceito, é necessário refletir sobre quais fatores ocasionam esses momentos desafiadores.

É bastante comum que os casais não tenham o costume de exercitar sua comunicação, deixando que situações incômodas passem sem que haja uma resolução. Acontece, ainda, de parceiros não trabalharem a confiança no outro como algo inerente à relação, dentre outros pontos. Assim, é mais do que esperado que, em dado momento, o balde entorne e o casal entre em um conflito que dificilmente conseguem se desvencilhar.

Por isso que se torna importante exercitar habilidades fundamentais para o relacionamento desde o início, para que os cônjuges se fortaleçam e consigam lidar de forma mais tranquila com as desavenças.

É fato, contudo, que até mesmo o casal que se comunica e mantém as questões resolvidas, pode enfrentar suas crises. No entanto, elas aparecerão mais dificilmente e, quando surgirem, os parceiros conseguirão lidar com elas de forma mais madura e em conjunto, sem se colocarem um contra o outro.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *