Fazer terapia de casal ou resolver os problemas sozinhos?

Fazer terapia de casal ou resolver os problemas sozinhos?
03 mar 2017

Casais podem passar pelos mais diversos problemas: excesso de ciúmes, distanciamento, cobranças excessivas, repetidas discussões pelos mesmos motivos, impaciência, stress generalizado, entre outros. Esses problemas muitas vezes culminam em um quadro de competitividade entre o casal, onde ambos resistem em ceder em suas opiniões e atitudes.

É fato que os dois sofrem com tal situação, já que a harmonia da relação fica seriamente comprometida. Os momentos de conflito vão ficando frequentes, em detrimento dos momentos felizes a dois. Apesar de não ser tão simples resolver divergências em uma relação, é certo que ambos gostariam de ter seus problemas sanados.
Muitos casais se veem diante da possibilidade de realizar sessões de terapia de casal. No entanto, chegam a pensar se devem procurar a ajuda de um especialista ou resolver os problemas sozinhos.

Fazer terapia de casal ou resolver sozinhos aos problemas da relação?

É importante compreender que, na terapia de casal, o principal responsável pela resolução dos problemas será o próprio casal. O terapeuta de casais estimulará o diálogo e a exposição das insatisfações de ambos, para que possam se compreender. O terapeuta será o responsável por mediar as conversas, para evitar que saiam do foco, evitando ainda que o casal repita as mesmas falas e pontos de vista, que não contribuem para quebrar o ciclo do problema.

Com sua visão externa e imparcial, o terapeuta de casais auxiliará o casal a entender os conflitos por outra ótica, para que possam juntos traçar estratégias para solucionar os problemas. É importante ressaltar que o terapeuta não dita regras, não determina o que o casal deve fazer. As estratégias são criadas em conjunto, avaliando onde cada um pode ceder, para que a divergência se amenize e a relação volte a ser harmônica.

Por fim, depois de o casal dialogar e criar estratégias em conjunto, caberá a eles aplicar as novas ações no dia-a-dia, já que velhas ações não são capazes de produzir novos resultados. O casal será acompanhado pelo terapeuta, para que avaliem sua evolução até que a relação se estabilize, tendo contornado os problemas que vinham incomodando.

Saiba mais. Clique e veja 7 dúvidas respondidas sobre a terapia de casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *