O que muda na relação com a terapia de casal?

O que muda na relação com a terapia de casal?
24 abr 2017

A terapia de casal é buscada por casais que desejam mudança em seu relacionamento. Conflitos, ciúmes, distanciamento, impaciência, insatisfação ou cobranças em excesso, estes são alguns dos motivos que levam casais a procurarem por terapia de casal, visando a melhoria da relação. No entanto, antes de iniciar as sessões de terapia, é possível que o casal se pergunte: O que muda na relação com a terapia de casal?

Diálogo

A primeira mudança trazida pela terapia é o estímulo de um diálogo franco que não se transforme em briga. O terapeuta de casais estimula o diálogo e a exposição das insatisfações de cada um, mas, com sua experiência e preparo, toma os devidos cuidados para que a conversa não se transforme em um novo conflito. Diante da exposição dos problemas, o terapeuta auxilia o casal a entender as causas das divergências, e o quanto as atitudes de cada um contribuem para culminar em problemas.

Nas discussões de casal é comum que sejam repetidos os mesmos argumentos, as mesmas exigências, impedindo que a situação evolua. Também cabe ao terapeuta identificar os pontos redundantes nas discussões e estimular o casal a ir além deles.

Visão externa e imparcial

Em uma discussão onde ambos desejam ter razão, é comum que após longos e repetidos conflitos o problema não seja resolvido. Outra mudança importante trazida pela terapia de casal é a visão externa e imparcial, que quebra o ciclo vicioso das discussões. Sem tomar partido de nenhum dos lados, o terapeuta estimulará o casal a enxergar o problema sob uma nova ótica, fazendo com que um entenda os motivos e insatisfações do outro, já que, apenas assim, é possível definir o que pode ser mudado para benefício da relação.

Busca por soluções

É de se convir que um problema só se resolve quando são criadas e praticadas estratégias de solução. É comum que casais briguem constantemente, mas não tenham a prática de traçar soluções para os problemas ou não logrem êxito nas soluções traçadas. Entretanto, após expor suas insatisfações e entender as causas de seus problemas é possível, com a ajuda do terapeuta, traçar estratégias com muito mais clareza.

O terapeuta ajudará os casais a decidirem onde é possível ceder, o que é possível relevar, de acordo com as possibilidades de cada um, e como praticar as novas atitudes no dia-a-dia. A terapia de casal fará também o acompanhamento das novas estratégias, para que sejam feitos ajustes, se necessário.

Após a terapia

Somando os três fatores anteriores, a grande mudança na relação é a possibilidade de entender o relacionamento sob uma nova ótica, quebrando o círculo vicioso onde os conflitos viram motivos de novos conflitos, sem que uma solução seja encontrada. Entendendo o outro, entendendo os problemas da relação e estando dispostos a praticarem novas estratégias, o relacionamento só tem a ganhar.

É o casal quem toma decisões e soluciona problemas

É importante entender que o terapeuta de casal não toma partido de nenhum dos lados e também não dita regras. Todas as estratégias serão traçadas em conjunto, e caberá ao casal tomar as decisões necessárias e trabalhar para a resolução do problema no dia-a-dia.

Ana Carolina Morici é psicoterapeuta, atua em terapia de casal, família e individual. Mestre em Psicologia pela Puc Minas, ministra aulas nos cursos de pós-graduação da PUC Minas. É professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Saiba mais sobre a terapia de casal ou faça contato.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *