Sentir ciúmes não é sinônimo de amar

Sentir ciúmes não é sinônimo de amar
10 ago 2021

Nos relacionamentos, é quase unânime a frase “sinto ciúmes porque te amo”. Porém, talvez seja melhor você se munir de outro pretexto para provar seu amor, porque o ciúme está longe de ser uma demonstração de afeto.

As questões que envolvem esse comportamento são muitas, mas a principal é o fato de que o ciúme vai sempre exigir mais domínio sobre o outro para que se sinta seguro. Outra manifestação de ciúmes é o fato de se incomodar com o contato do outro com as demais pessoas, até alcançar o patamar de controlar as curtidas dele no facebook, comentários, e qualquer que seja o movimento de seu companheiro.

É completamente normal que haja dificuldades para regrar os ciúmes na relação, porque este comportamento possui raízes muito profundas em cada pessoa. Os ciúmes são consequência da insegurança, da baixa autoestima, da carência, do medo de perder o outro, e é claro, da necessidade que possuir e garantir a auto segurança. O grande problema é que esta demanda é expressa através do controle, que é nada saudável para a vida do casal.

Algumas vezes, é interessante permitir que seu cônjuge saiba o porquê de você se sentir em risco, e o quê ele pode fazer sobre isso, mas a ação do outro é limitada, pois na maioria das vezes, a causa é interna à pessoa que sente ciúmes.

Sendo assim, com toda certeza, a forma mais eficaz é atacar o problema de frente, trabalhando em si mesmo as causas desta insegurança. Se não conseguir fazer isto sozinho, busque ajuda de um psicoterapeuta, pois este problema será trabalhado de forma mais profunda e rápida. E lembre-se, se os ciúmes não forem trabalhados, a relação corre sérios riscos de acabar, pois o controle sufoca o outro e a relação do casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *