A rotina é uma vilã?
18 fev 2022
A internet abriga muitas dicas sobre como não deixar que a relação caia na rotina, ou o que fazer se isto já tiver acontecido. No entanto, a rotina não pode ser demonizada, porque ela é fundamental para as pessoas, o que não seria diferente para um casal. O melhor questionamento seria: como incrementar a rotina e torná-la menos cansativa?
Quando se constrói a ideia de que a vida de segunda a sexta-feira é responsável pela ruína do relacionamento, os cônjuges facilmente irão se enxergar como em um beco sem saída, porque não dá para não viver estes dias da semana. A tarefa mais difícil ao se tratar de tal assunto, não é programar uma viagem a cada quinzena, mas sim conseguir sair do automático ao estar na companhia do outro.
A jornada de trabalho é feita para que todos trabalhem da forma mais automatizada possível, fator que se estende para as áreas particulares da vida de cada um. Dessa forma, ao chegar em casa, o parceiro, de forma automática, recebe menos atenção do que gostaria e deveria. É comum o casal comer em frente à televisão, ficar com o celular na cama até a hora de dormir, mostrando de vez em quando um para o outro, um post que aparece em um feed, sem de fato conviverem.
É importante o casal separar um tempo para que possam passear, fazer um programa diferente e se divertir, mas mais ainda, é fundamental para o relacionamento que se lembrem de estarem realmente juntos quando estiverem próximos. Assim, não perderão a conexão, alimentarão a sensibilidade de perceber como está o outro, e manterão a capacidade de dialogar. Desta forma, sem muitos enigmas, se sentirão bem na companhia um do outro.