Cinco passos para discutir de forma assertiva

Cinco passos para discutir de forma assertiva
19 out 2023

Este pode parecer um tema desnecessário, no entanto, muitos casais precisam aprender como discutir um assunto da maneira “correta”. Para isto, é necessário utilizar uma comunicação mais assertiva, que está muito longe de ser apenas jogar seus posicionamentos contra o outro, enquanto ele faz o mesmo. Este comportamento só serve para fazer com que os problemas aumentem enquanto nada é, de fato resolvido.

Sendo assim, o primeiro passo é definir qual é a questão que será discutida. Não necessariamente será apenas uma, mas é importante que elas estejam estabelecidas. Se ficar difícil no início, anote em um papel, pois isto pode ajudar, mas comunique ao outro que as escreveu, por achar importante a resolução destes assuntos.

Tendo definido a pauta, o segundo passo é compreender que quando dois falam, ninguém se escuta. Sendo assim, espere seu parceiro acabar de falar, para que então você possa fazer o mesmo. Evite atropelá-lo, ou ficar se mostrando impaciente enquanto ele está se expressando, pois isto só vai prejudicar o terceiro passo. Pode ajudar usar a “almofada da fala”, que nada mais é do que pegar uma almofada, e só quem estiver com ela no colo, pode falar. Quando terminar, passe a almofada para o outro. É uma forma lúdica, que tem até mesmo a possibilidade de trazer um pouco de humor para a conversa.

O terceiro passo é focar na resolução do problema. É comum querer ter a razão, ou mostrar para o outro no que ele errou, mas quando o casal está concentrado em se acertar, ambos vão reconhecer suas falhas mais facilmente e focar em repará-las. Contudo, é importante realmente se responsabilizar pela sua parte.

Em quarto lugar, está o ato de acolher a demanda do outro. De nada adianta ouvir para depois dizer que seu parceiro está errado, ou que não foi exatamente daquela forma. Tudo o que se diz, vem carregado da perspectiva de quem fala, e entender qual a ótica de seu companheiro pode ajudar bastante.

E por último, evite a comunicação passiva-agressiva. A agressividade não está presente somente nos gritos, e pode ser que você esteja agredindo o outro mesmo que esteja falando baixo. Por isso, nada de usar contra o parceiro seus pontos fracos, as demandas que ele trouxe anteriormente, um vocabulário ofensivo, enfim, qualquer coisa que sirva para desqualificá-lo.

A habilidade de se comunicar é, talvez o principal pilar para um relacionamento saudável e duradouro, e por isso é importante exercitá-la sempre e principalmente em momentos de crise.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *