Esqueci de mim

Esqueci de mim
13 abr 2023

“Cuidei da minha família e dos outros o tempo todo e esqueci de mim… cuidei dos filhos, do meu marido, da carreira dele e não lembrei das minhas necessidades… não investi na minha carreira, não me realizei profissionalmente, me tornei a pessoa que ele queria que eu fosse, me anulei, e me perdi de mim mesma. E agora, o casamento está em crise, os filhos seguiram suas vidas e não estou realizada nem como pessoa, nem como esposa e nem como profissional. Fiz isto por amor, por achar que o agradando a nossa relação seria eterna, pois quando casei, queria que fosse para sempre”.

Você já deve ter ouvido este relato ou mesmo ser esta pessoa. Algumas esposas acreditam que para o casamento ser bem sucedido, ela tem de se doar inteiramente, ser como seu marido quer que ela seja. Ela faz isto sem mesmo perceber, pois provavelmente foi criada neste modelo de casamento de seus pais, ou sua mãe assim lhe ensinou, a ceder sempre para a continuidade da relação.

Ceder é sem dúvida um dos itens para o bom relacionamento, pois não é a todo momento que ambos têm a mesma demanda ou escolha. Mas a pessoa não pode ceder ao ponto de se anular. Deve-se ceder naquilo que não é primordial para você, naquilo que você pode abrir mão para chegarem a um consenso, e isto vale para mulheres e homens. Naquilo que vai contra os seus princípios e que te despersonalize, não há como ceder.

E agora, como me reencontrar? Como eu faço para me redescobrir? Como eu faço para voltar a ser eu mesma? Não há uma resposta pronta a esta pergunta e nem é algo que seja rápido. É uma busca interior, que você tem de voltar para dentro de si mesma e se reinventar aos poucos. Talvez você não volte a ser aquela pessoa dos anos em que você se distanciou de si mesma, pois o tempo passou e não dá para ser exatamente igual ao que você era.

Mas você pode resgatar a sua essência e voltar a ser você mesma, numa “nova versão mais atualizada”, coerente com a idade que você se encontra. Para isto há que se ter um investimento pessoal, um foco com um objetivo claro. Você pode se reencontrar por suas próprias vias, mas se estiver com dificuldades, não tenha receio de buscar ajuda de uma terapia.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *