Não deixe para falar depois

Não deixe para falar depois
28 fev 2022

É frequente que um dos cônjuges, após se sentir chateado perante alguma atitude tomada pelo outro, deixe para expor seu sentimento em outro momento mais “oportuno”. No entanto, a hora de falar nunca chega, e a chateação vai tomando proporções muito maiores do que deveria.

Vamos supor que você e seu parceiro estão em um jantar com alguns amigos, e ele faz um comentário desagradável sobre algo que diz respeito a você. Ao invés de tentar expressar a falha assim que a coisa foi dita, você opta pelo caminho de se fechar, e deixa de interagir com ele e os demais presentes. Ao chegar em casa, você já terá remoído por tantas horas a situação, que dificilmente será possível ser pontual e se expressar somente a respeito do que lhe incomodou, estando a relação a beira de mais um conflito, e, ainda mais, de uma possível resistência sobre novos encontros com os amigos.

Contudo, como apontar uma falha do outro sem fazer com que isto gere uma reação agressiva de ambas as partes? Criando um canal de comunicação eficaz. Este canal tem a ver com falar de uma maneira que seu cônjuge não fique na defensiva, e estes são comportamentos que precisam ser construídos: o de falar de uma forma não agressiva, e o de receber isto sem transformar em uma ofensa.

Pense como uma via de mão dupla. Se você fala em tom de xingamento, o outro cria um escudo. Se o escudo é criado, você deixa de falar. De um jeito mais prático, o casal consegue estabelecer a forma com que irão se expressar, de modo que cada um já consegue saber o que esperar do parceiro. É possível fazer isto tornando o diálogo aberto, como “olha, gostaria que apontássemos o que nos chateou assim que isto acontecer, e que talvez deixemos para conversar mais detalhes quando estivermos a sós”. Assim, é possível ser mais pontual sem passar horas ou dias remoendo algo que poderia ser resolvido em um instante.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *