Pesquisa aponta como casais felizes discutem

Pesquisa aponta como casais felizes discutem
01 jul 2020

Todo relacionamento envolve sempre os mesmos problemas em discussões, sejam elas familiares ou sobre as relações. Sendo assim, o que faz a diferença no momento da briga?

Uma pesquisa realizada por estudantes de quatro universidades dos Estados Unidos buscou entender “quais são os problemas conjugais dos casais felizes?” Esta pesquisa envolveu casais na faixa dos 30 anos, com cerca de 9 anos de relacionamento, e casais de 64 anos com uma média de 40 anos de relação.

Ficou comprovado que esses casais, quando discutem, buscam procurar uma solução para o problema, sem rodeios, se concentrando nos pontos mais fáceis de solução. Se concentrar em resoluções mais simples aumenta a autoconfiança do casal, fazendo com que os dois se sintam parte integrante da questão e se mantenham em sincronia, enquanto permanecer dando voltas em torno dos problemas difíceis pode complicar a relação, já que o desgaste de debater sobre situações sem saída é muito grande.

A pesquisa ainda mostrou que os casais julgam que temas como sexo, questões financeiras, realização de tarefas domésticas e saúde (envolvendo os idosos) são mais complicados de conversar do que os assuntos que tratam de ciúmes e de questões religiosas e familiares.

Discutir sobre a saúde dos parceiros e sobre a vida sexual do casal se mostrou ser um recorte que detém bastante resistência, por serem assuntos que tratam da competência dos indivíduos. Na visão dos participantes, estes assuntos os fazem se sentirem mais vulneráveis.
Isso mostra como a autoestima pode afetar na resolução de conflitos em um relacionamento e também como a abordagem dessas questões faz toda a diferença. É importante se expressarem de uma forma que não agrida a outra pessoa, para que ela se sinta confortável em falar sobre si e se sentir bem consigo mesma e com seu corpo.

A pesquisa ajuda a desmistificar a ideia existente de que todo casal dito normal, briga. O que eles fazem diz respeito à forma como fazem. São discussões com o intuito de resolverem seus problemas sem se agredirem e sem a intenção de checarem o outro, mas sim de resolverem a questão em discussão. Discutem (no sentido de trocarem ideias com o objetivo definido de resolução do problema), mas não brigam…

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *