Terapia de Casal – Você quer mesmo recuperar a relação?

Terapia de Casal – Você quer mesmo recuperar a relação?
25 jun 2016

Quando se procura por terapia de casais, o desejo mais comum é de ver a relação melhorar, voltar aos eixos, voltar aos tempos em que tudo acontecia de maneira harmônica e o casal era feliz.

No entanto, para que a terapia de casais traga efeitos positivos, é importante que o casal esteja disposto a se esforçar para que as coisas melhorem. Nesse processo, com toda a ajuda do terapeuta, será necessário se avaliar, ouvir o outro, entendê-lo e ter coragem de expor suas mágoas. Somente com o reestabelecimento da comunicação entre o casal é que se torna possível para o terapeuta entender os problemas e ajudar os casais na elaboração de estratégias que possam resolvê-los.

No processo de recuperação de uma relação, onde é necessário resolver conflitos, pode ser igualmente necessário ceder em alguns pontos, o que também demanda certo esforço.

Mas você quer mesmo recuperar a relação?

Essa é uma pergunta que pode assustar, mas é muito importante refletir sobre isso. Essa relação é importante para você? Estar com o outro é importante para você? Vocês se amam? Você sente que recuperando a harmonia, estará vivendo feliz com a outra pessoa?

Se a resposta for sim, a terapia de casais será importante. Quando ambos desejam uma relação harmônica, mas estão sempre brigando pelos mesmos motivos, é necessária uma intervenção externa e imparcial, que possa trazer novos horizontes aos casais, e ajudá-los a traçar novas estratégias.

Mas pode ser que a resposta seja não. Pode ser que você não se veja mais feliz em sua relação e sinta que a recuperação não é a solução. Muitas relações acabam sendo tomadas pelo comodismo, e, sendo assim, é muito mais fácil tocar a relação atual com todos os problemas, que encarar o fim e seguir uma nova vida. Neste caso, até mesmo inconscientemente, o casal pára de se esforçar pela harmonia do relacionamento, ou, em alguns casos, até forçam seu término com atitudes que desagradam o outro.

Se o casal mora junto, se tem conta conjunta no banco, se tem filhos ou se estava pensando em casar, tudo isso pode fazer com que ambos arrastem a relação. Neste caso a terapia de casais também é indicada, pois ela fará com que os casais reflitam sobre o relacionamento para que possam tomar a decisão de buscar a recuperação da relação ou optar pelo término.

A terapia de casal busca o melhor desfecho possível.

O objetivo da terapia de casal não é manter o casal unido a qualquer custo, e sim, fazer com que ambos voltem a ser felizes. A maioria dos casais que procura a terapia, tem como objetivo o de resgate da relação.

A decisão é exclusivamente do casal.

Não é o terapeuta quem decide se o casal deve permanecer junto ou seguir separado. A terapia de casais apenas estimula a comunicação, a reflexão e a solução dos problemas. Caberá ao casal, exclusivamente ao casal, tomar a decisão sobre a continuidade de sua relação.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *