Comunicar encurta as distâncias

Comunicar encurta as distâncias
16 out 2023

No momento de comunicar algo ao seu parceiro, é comum que o caminho mais fácil pareça ser o de “deixar pistas”, “falar nas entrelinhas” aquilo que você quer dizer, na esperança de que o parceiro advinhe ou entenda tudo. Porém, na maioria dos casos isto não vai acontecer, o que vai acabar gerando insatisfação, irritação e conflitos. Por isso, encurte as distâncias e fale diretamente o que você precisa, obviamente “com jeito”.

Vamos usar um exemplo simples, como quando uma lâmpada esteja queimada em um cômodo da casa. Ao invés de dizer “a lâmpada do corredor queimou…”, esperando que o outro se levante e vá trocá-la, você pode falar de uma vez “é possível que você troque a lâmpada do corredor?”.

A forma de se comunicar sobre algo pequeno e simples se estende, invariavelmente, à situações maiores. Pense em um momento em que seu parceiro fez algo que você não tenha gostado, como tecer um comentário ruim a seu respeito. Ao invés de fechar a cara, ficar sem conversar, etc., você deve ser objetivo e sinalizar “não gostei daquilo que você fez, me senti magoado. Poderia não fazer mais?”

É natural que no começo, seja muito difícil se comunicar dessa forma, ainda mais quando se está habituado a falar de outra maneira. Falar de forma mais explicita e escolhendo palavras sinceras e objetivas, exige empenho de ambos os parceiros. No entanto, fale prestando atenção à sua entonação de voz, ou seja, fale com firmeza, mas sem agressividade.

A prática mostra os benefícios que a comunicação assertiva traz para o relacionamento, pois faz com que as discussões diminuam e que o casal se sinta confortável para falar abertamente sobre suas necessidades pessoais e as que dizem respeito ao outro. Isto traz segurança à relação, pois se torna uma relação sincera e afável.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *