Pare de tentar empatar em uma discussão

Pare de tentar empatar em uma discussão
09 fev 2022

Quando o casal começa a discutir e existe a ideia de “sair ganhando”, acontece de um tentar se igualar ao que foi dito pelo outro, iniciando uma sessão em que farpas são atiradas. Se o cônjuge diz “ontem você não lavou a louça”, o outro automaticamente revida com “mas antes de ontem você também não lavou!”, isto não leva a lugar algum. A tentativa de atingir o parceiro no mesmo nível deve ser revista por algumas questões.

Primeiramente, não necessariamente seu companheiro está dizendo tal coisa para te ofender ou como uma crítica, sendo preciso que você reveja quais pontos estão “inflamados” em você. Se foi combinado pelos dois que você lavaria a louça na noite anterior, por exemplo, não há motivos para se irritar quando seu cônjuge apenas constata que o serviço não foi feito.

Além disso, se te incomodam algumas questões relacionadas ao seu parceiro, é importante que deixe para falar sobre isto em outro momento, para que não misturem as coisas. Usar esses pontos somente para “empatar”, faz com que nenhuma das duas reivindicações sejam levadas em conta, nem por você, nem por ele.

Se seu cônjuge percebe que, sempre que chegar até você para falar sobre algo, ele receberá um contra-ataque potencialmente pior, naturalmente ele deixará de tentar uma comunicação. Sendo assim, é melhor buscar trabalhar algumas habilidades que podem ser mais úteis nestes momentos.

Uma das habilidades a ser desenvolvida, seria se desculpar se você realmente cometeu um erro e tentar se retratar sobre aquilo, evitando que aconteça novamente. Ou compensando de alguma outra forma que estiver ao seu alcance. Caso não haja falhas, procure se explicar de maneira pontual, sem envolver o cônjuge para que fiquem “igualados”, lembre-se que, no momento, é você que está em foco.

Por mais difícil que seja a capacidade de não levar discussões como uma disputa, é um dos melhores investimentos que o casal pode fazer para o aprimoramento da relação.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *