Conheça os benefícios da raiva para a sua vida

Conheça os benefícios da raiva para a sua vida
23 maio 2016

Assim como o medo e outros sentimentos tidos como negativos, a raiva tem suas contribuições positivas em nossa vida. Uma delas está no fato de estimular as pessoas a falarem o que sentem, e sabemos que aprisionar sentimentos é algo bastante negativo. A raiva também ajuda a estabelecer limites e nos afastar de situações que podem ser perigosas.

Um ótimo substituto ao medo.

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, submeteu 92 voluntários a uma situação desagradável. Eles deveriam contar pra trás, a partir do número 6.233, de treze em treze. Os pesquisadores ainda pediam a todo o momento para que os voluntários contassem mais depressa. Se errassem, eles deveriam começar tudo outra vez. Para aumentar a pressão, eles eram gravados por uma câmera durante o processo.

Os pesquisadores compararam as expressões faciais dos voluntários durante o teste com sua pressão arterial, batimentos cardíacos e níveis de hormônio do stress, coletados de sua saliva. Os voluntários que sentiram raiva tiveram menor pressão arterial e níveis menores de hormônios do stress que os que sentiram medo ou constrangimento.

Mas raiva também faz mal

Assim como tudo na vida, raiva em excesso faz mal. É preciso controlar sua frequência e sua intensidade. Outro estudo, realizado pela Universidade de Harvard, mostrou que o risco de sofrer um AVC ou ataque cardíaco é quase cinco vezes maior no período de 2 horas após um acesso de raiva. Para chegar a este número, os pesquisadores de Harvard analisaram 5000 casos de ataque cardíaco e 800 de acidente vascular cerebral.

A associação de raiva a ataques cardíacos e vasculares preocupa até mesmo as operadoras de planos de saúde. Algumas começaram a oferecer apoio psicológico aos pacientes que lidam com hipertensão.

Raiva pode causar ainda outros problemas como músculos doloridos, dores de cabeça, ganho de peso e problemas gastrointestinais.

Costumo sentir raiva com frequência ou com muita intensidade, o que fazer?

A raiva é um sentimento comum do ser humano, não é possível nos livrarmos dela. Como dito, é preciso controlar sua intensidade e frequência. Assim como quem luta contra o alcoolismo precisa passar longe de bebidas alcoólicas, quem costuma se irritar precisa se afastar dos motivos que causam irritação. Se nos irritamos por motivos variados, pode ser útil lapidar a forma com que lidamos com as situações, pois a irritação pode estar vindo de dentro para fora. Quem nunca se irritou muito com algo e depois se deu conta de que foi uma atitude completamente desnecessária? Se isso acontece com frequência, temos um problema.

Se irritar várias vezes faz com que tenhamos uma pré-disposição a novas irritações, faz com que situações nos causem mais raiva que deveriam, pois estamos sempre irritados. Isso sim pode nos trazer problemas de saúde e em nossos relacionamentos do dia a dia, além de comprometer nossa qualidade de vida e felicidade.

Se está difícil entender o que tanto nos irrita, a ajuda de um terapeuta pode ser útil, pois traz uma visão externa de nossos problemas, que pode ser crucial para enxergarmos o que não estamos conseguindo enxergar.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *